Pontos da Mouraria

MONUMENTO AOS SOLDADOS BAIANOS MORTOS

Em frente ao Quartel da Mouraria, na Praça Duque de Caxias, está localizado um monumento em homenagem a alguns soldados baianos mortos. Esses soldados morreram na Itália, no ano de 1945, durante a segunda guerra mundial. O monumento ainda faz referência aos soldados baianos mortos em outras batalhas.

___________________________________________________

O QUARTEL DA MOURARIA

O Quartel General do Comando da 6ª Região Militar é localizado na Praça Duque de Caxias, que fica entre a Mouraria e Nazaré. O belo quartel realiza alguns serviços públicos. A entrada é proibida sem o porte de uma autorização. Próximo ao Quartel está localizada a Academia da Polícia Civil.

___________________________________________________

O LARGO
 
Largo da Palma e Convento e Igreja Nossa Senhora da Palma ao fundo.

A moça dos pãezinhos de queijo, o largo de branco, um avô muito velho, um corpo sem nome, o enforcado e a pedra. Todos esses contos do livro ”O Largo da Palma”, de Adonias Filho, são ambientados no Largo da Palma, presente no calmo bairro da Mouraria. Adonias, com os seus contos, ajudou a construir o imaginário de calmaria e tranquilidade desse bairro, que de fato condiz com a realidade e existe até hoje. Nesse Largo existem algumas construções históricas e com fatos curiosos.

O Largo da Palma é formado, principalmente, por algumas casas antigas abandonadas, algumas edificações importantes e curiosas e, principalmente, por residências de moradores antigos. Foi construído sobre o Monte das Palmas e o belo Convento e Igreja de Nossa Senhora da Palma, construídos em 1630, estão  localizados no topo desse monte. No Largo também se encontra a reitoria de uma tradicional universidade soteropolitana e uma pousada destinada, pricipalmente, aos turistas estrangeiros, que fica ao lado da Ladeira da Palma e da Rua da Palma. A casa que abrigou as gravações do filme ”Dona Flor e seus dois maridos”, obra adaptada de Jorge Amado, e a atriz Sônia Braga e José Wilker por algum tempo, também está localizada no Largo da Palma.

Rua da Palma

Os moradores idosos sentam em frente a antiga Igreja e passam horas conversando, durante o dia,  enquanto assistem ao leve movimento dos carros, dos turistas, de alguns estudantes universitários, dos moradores e das crianças que lá brincam. O clima quase bucólico e o chão de pedras com os idosos sentados, conversando e rindo sobre a escadaria só reforçam a atmosfera tranquila, ”antiga” e quase interiorana do Largo. À noite, o Largo fica vazio, à excessão dos moradores, nesse horário de todas as faixas etárias, que ficam na escadaria do Convento, dando espaço às ruas adjacentes ao Largo que se enchem de turistas e boêmios nos bares e restaurantes.

Ir ao Largo da Palma é um programa para satisfazer a curiosidade literária, é impossível ler a obra de Adonias Filho e não sentir vontade de ver a ambientação, e para relaxar, parar no tempo e apreciar o leve ritmo de vida dos moradores. O Largo possui uma aparência bastante cinematográfica, é localizado no topo de um monte com o Convento e Igreja de Nossa Senhora da Palma no seu cume, sendo que ela já foi aproveitada por Bruno Barreto, diretor de ”Dona Flor e seus dois maridos”, que também foi ambientado no Largo. É impossível ir a Mouraria e não se facinar por algum aspecto do Largo da Palma.

Convento e Igreja Nossa Senhora da Palma
Ladeira da Palma

  Casa onde foi gravado ''Gabriela, Cravo e Canela''

Casa onde foi gravado ”Dona Flor e seus dois maridos”

O Largo da Palma, Adonias Filho.
Dona Flor e seus dois maridos, Bruno Barreto.

_______________________________________________

CONVENTO E IGREJA NOSSA SENHORA DA PALMA

O Convento e Igreja Nossa Senhora da Palma está localizado no topo do Monte das Palmas, no Largo da Palma, Mouraria, em frente à Ladeira da Palma e ao lado da Rua da Palma. A construção da Igreja foi finalizada no ano de 1630 e foi liderada por Bernardino da Cruz Arraes, devido a um voto realizado por ele, que estava doente. O convento só foi iniciado 40 anos após, em 1670, sendo, no presente, anexado à reitoria da UCSAL.

No início, o Convento/Igreja ficou regido sob à Ordem dos Agostinhos Descalços, e depois de quase dois séculos foi tranferido para a Irmandade do Senhor da Cruz, em 1822. A fachada da Igreja possui estilo rococó e o interior possui elementos do rococó, neoclássico e ilusionista barroco.  A Igreja é um ponto de encontro entre os moradores da Mouraria, onde acontecem, na sua escadaria, brincadeiras de crianças, conversas e namoros dos jovens, longas conversas dos mais velhos habitantes do bairro e visitas turísticas, principalmente, de turistas estrangeiros. A Igreja/Convento Nossa Senhora da Palma já serviu algumas vezes como ambientação de filmes e de obras literárias, como para ”Dona Flor e seus dois maridos”, adaptação da obra de Jorge Amado e dirigido por Bruno Barreto e para ”O Largo da Palma”, de Adonias Filho.

A beleza imponente da Igreja, localizada sobre o topo do Monte das Palmas, e a calmaria do Largo fortalecem o cenário cinematográfico.  A Igreja só fica aberta ao fiéis durante os horários das missas, que acontecem todas as terças, às 17:00, domingo, às 10:30 e em toda primeira sexta-feira do mês, às 17:00. Imperdível!

Igreja e Convento Nossa Senhora da Palma

Mais informações:

http://www.bahia.com.br/outrosservicos/igreja-e-convento-de-nossa-senhora-da-palma-0

_______________________________________________
CASA DO APOSENTADO

Marcos Barroso de Oliveira, atual presidente da Casa dos Aposentados, concedeu uma entrevista ao mourariasalvador.wordpress.com e contou a história da Casa dos Aposentados, o seu funcionamento e objetivos.  No bairro da Mouraria está localizada a Casa do Aposentado, existente desde 16 de outubro de 1985,  e fundada por Gilson Costa de Oliveira, pai de Marcos Barroso de Oliveira. Ela foi  criada com o intuito de amparar aposentados e pensionistas e, por conseguinte, amparar idosos, sendo sustentada por contribuições associativas dos sócios que doam 1% de suas rendas mensalmente.

Na casa existe  o serviço de esclarecimento para aposentados, pensionistas e idosos através de advogados internos, da própria casa. Ela não funciona como abrigo, e sim como um suporte para questões de aposentadoria e amparo. O Atendimento médio de 60 pessoas por dia, sem considerar os dias de eventos (palestras e reuniões), que atendem 120 pessoas, em média, por dia. Nessas palestras sempre são pedidas doações como alimentos, por exemplo.

A casa dos aposentados funcionou por 10 anos do 2 de Julho, mas, não era uma sede própria. Com o dinheiro das contribuições associativas foi possível construir uma sede para atender os serviços. O atual prédio da sede na Mouraria foi escolhido devido a localização central do bairro e ao fácil acesso (a Mouraria é muito próxima à Estação da Lapa). Outro fator que levou a escolha da Mouraria como sede, foi o relativo baixo preço dos imovéis. A sede começou a funcionar no dia 29 de julho de 1995 e é uma das maiores e mais bem estruturadas para atender aposentados e pensionistas.

O horário de funcionamento da Casa é comercial, das 08:00 às 17:00.  Ela está localizada ao lado do Comando da 6ª Região Militar, Quartel da Mouraria. Assista a entrevista de Marcos Barroso de Oliveira (a primeira parte da entrevista ainda está sendo carregada):

Deixe um comentário